4 dicas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa

A gestão de pessoas vai além de delegar atividades e cobrá-las posteriormente de sua equipe e, por isso, deve ser um ponto central para o empreendedor, não importa o tamanho de sua empresa. O gestor deve ser inspirador e simpático aos comandados, para despertar deles a vontade de trabalhar em prol de um objetivo em comum como uma equipe bem alinhada. Parece uma tarefa muito difícil, mas não se preocupe: no post de hoje, trazemos quatro dicas de gestão de pessoas para a sua empresa. Confira!

Liderança adequada

Pense nos seus amigos que ainda são empregados de alguma empresa nas impressões deles sobre suas lideranças. Um chefe que simplesmente dá ordens não é respeitado pelos subordinados, e não consegue deles resultados expressivos. O verdadeiro líder, por outro lado, inspira seu grupo, inserindo aquelas pessoas de corpo e alma nos objetivos da companhia, que passam a ser de todos.

Por isso, seja transparente com seu grupo, apontando a direção que você gostaria de dar para sua empresa. Outro ponto interessante é ter atenção na hora de selecionar sua equipe, buscando um bom time de funcionários que estará vestindo a camisa da empresa com você! Mesmo sendo uma pequena ou média empresa, busque perfis diversos que se somem aos seus objetivos de negócios.

Feedbacks na gestão de pessoas

A transparência leva a outro ponto importante na gestão de pessoas: os feedbacks. Aprenda a celebrar com sua equipe os feitos alcançados. Estimule a participação de todos não por obrigação, mas por ser um momento agradável para todos os envolvidos. Por outro lado, seja discreto e reservado na hora de dar feedback negativo, para não expor o funcionário aos colegas. Procure ser conciliador e mostrar que é possível aprender com os erros, sem humilhar e rebaixar as pessoas.

Busca por melhorias

Peça aos seus funcionários que opinem também sobre sua gestão, para analisá-la de uma forma prática. Entenda suas demandas, pondere o que pode ser modificado e o que não pode, seja pela natureza do negócio ou pela demanda de seu cliente final. Envolva o empregado como corresponsável com o sucesso do empreendimento e escute sua opinião. Ideias como uma caixinha anônima de sugestões, bate-papos periódicos entre as áreas e ações de comunicação interna podem ser úteis para quebrar o gelo e estimular o debate com os funcionários.

Funcionários como clientes

Muitas reclamações vindas dos clientes podem ser percebidas antes por seus funcionários, que devem ser vistos como seu primeiro cliente. Estimule seus funcionários a se colocar no lugar dos clientes, experimentar produtos e serviços para que conheçam melhor e possam orientar os consumidores. Um funcionário que conhece bem seu produto vende muito melhor por ter segurança na qualidade do que oferece.

 


retirado do site quickbooks